IPSC

IPSC - Clube de Tiro de Paragominas

É uma modalidade esportiva onde os atletas utilizam armas de fogo para executar exercícios típicos da competição em alvos de papel ou metal, sendo que a modalidade conhecida como IPSC (International Practical Shooting Confederation).

O tiro Prático no Brasill é a união de várias modalidades nacionais e internacionais. Aqui o Tiro Prático é pleos Clubes de Tiro, Federações e pela Confederação Brasileira de Tiro Prático, sucessora da Associação Brasileira de Tiro Prático fundada em 1989 pela Federação Gaúcha de Tiro Prático, Federação Paranaense de Tiro Pratico e Federação Paulista de Tiro Prático. Sendo que é obrigatório somente a filiação ao Clube para início no esporte.

No ano de 1992, já com número de Federações suficientes para formar a Confederação, reuniram-se em Assembleia Geral Extraordinária no dia 25 de abril a Federação Paulista de Tiro Pratico, Federação Paranaense de Tiro Pratico, Federação Gaúcha de Tiro Pratico, Federação de Tiro Pratico Do Rio De Janeiro, Federação de Tiro Pratico do Distrito Federal, Federação Catarinense de Tiro Pratico, Federação Pernambucana de Tiro Pratico, Federação Mineira de Tiro Pratico, Clube dos Caçadores de Natal, Associação Baiana de Tiro. Nesta AGE foi fundada a Confederação Brasileira de Tiro Prático com a finalidade de reger o Tiro Prático em todo o território nacional.

A estas 10 entidades juntaram-se outras, perfazendo um total de 23 Federações, cerca de 303 clubes e aproximadamente 4218 atletas registrados até a data de hoje.

Este novo e dinâmico estilo de atirar competitivamente (IPSC), teve suas origens na Califórnia, EUA no início dos anos 1950. Rapidamente se espalhou por muitos outros continentes incluindo Europa, Austrália, América do Sul e Central e África.

International Practical Shooting Confederation (IPSC) foi fundada oficialmente na Conferência Internacional de Pistola de Combate, sediada em Columbia, Missouri, EUA em maio de 1976. Quarenta pessoas de vários países foram convidadas à participar desta Conferência com o intuito de determinar a natureza e o futuro do atleta de tiro prático. O Coronel Jeff Cooper era o então Presidente da Conferência e foi eleito por aclamação o primeiro Presidente da IPSC.

A união da Precisão, Potência e Velocidade como elementos de igual valor foi o objetivo primário da Conferência bem como procedimentos e regras para segurança total no manuseio de armas. O Estatuto foi estabelecido e a Confederação foi criada. Assim foi desenvolvido o mote – DVC – Diligentia, Vis, Celeritas (Precisão, Potência e Velocidade) para refletir o balanço objetivado.

Hoje a International Practical Shooting Confederation (IPSC) é promovida em mais de sessenta países, chamados de Regiões da Argentina ao Zimbábue. Todos os anos os Diretores Regionais destas Regiões se reúnem na Assembleia Geral da IPSC.

Alvos múltiplos, alvos que se movem, alvos que reagem quando alvejados, penalidades ao alvejar alvos não permitidos misturados ou cobrindo parcialmente os outros alvos, obstáculos, movimento, táticas de competição, e, em geral, qualquer outra dificuldade que o desenhista de pistas invente se combinam para manter o entusiasmo dos atletas e o divertimento dos espectadores. As regras da IPSC incentivam a diversificação das pistas para evitar que o esporte fique restrito a um determinado tipo de pista. De fato algumas competições possuem alvos escondidos que aparecem de repente sem que os atletas saibam da sua localização prévia.

Mesmo tendo raízes marciais em sua origem, o esporte amadureceu deste começo, assim como aconteceu com o caratê, esgrmpa ou arqueria. Agora o Tiro Prático é um esporte internacional, que enfatiza a segurança e o uso seguro de armas de fogo, precisão, potência e velocidade em competições em todo o mundo. O maior coroamento no IPSC é vir a ser um Campeão Mundial.

Hoje em dia a IPSC organiza e regulamenta as provas chamadas IPSC com a utilização de armas curtas, rifles e espingardas.

Divisões e Armas

Open: A arma não tem limite de modificações e é uma verdadeira “formula 1″- calibres normalmente utilizados são o  38 Super, 9×23 ou 38 super.

Standard: A Arma (pistola) pode conter pequenas modificações, mas deve caber dentro de uma caixa com carregador inserido. Os calibres normalmente utilizados são o .40 S&W e o .45 ACP.

Production: a arma (Pistola) deve ser original de fábrica sem alterações e possuir ação dupla para o primeiro disparo. Os calibres mais usados são o 9×19 mm e o 38 Super Auto.

Revolver Standard: a arma é um revólver standard original de fábrica com cilindros de 6 tiros no máximo e cano de até 150mm – calibres normalmente usados: .38 SPL ou .45 ACP.

Classic: Rescem criada e ainda em fase de teste, que vai até 2014. Pistola monofilar 1911, com poucas modificações aceitas.

Pistola Light: A arma é uma standard de calibre 380 ACP e segue as mesmas regras da Standard.

Categorias:

Geral:  Categoria geral  Junior: Categoria até 21 anos.  Sênior: Categoria com mais de 50 anos.
Super Sênior: Categoria com mais de 60 anos.
Damas: Categoria para as mulheres