Sobre - Clube de Tiro de Paragominas

O que é um Clube de Tiro?

O clube de tiro é uma entidade, sem fins lucrativos, devidamente registrada no Exército, o qual possui uma determinada RM (Região Militar) responsável por fiscalizar tanto o clube quanto seus associados que possuem CR (Certificado de Registro) os chamados CACs- Caçador, Atirador e Colecionador.

Qual a finalidade do clube?

O CTP tem por finalidade fomentar o tiro esportivo de forma legal e segura, e toda sua atividade é voltada para esse esporte. Assim, seu papel junto aos associados é auxiliar com relação as documentações que são dado entradas no EB (Exército Brasileiro), mais especificamente na 8ª RM, sendo processos como Concessão de CR, aquisição de armas, apostilamentos, etc.

No clube realizamos campeonatos locais, que são as provas municipais, também sediamos as provas a nível estadual e nacional. As principais modalidades que são praticadas são: IPSC, Tiro rápido de precisão- TRP, Saque Rapido-SR, NRA, Desafio do Aço, Silhueta Metálica, Shotgun e Mini-rifle.

O clube dá porte de arma?

Essa é uma pergunta frequente, muitos confundem o clube como uma porta de abertura para porte de arma. Não, o clube não dá e nem tem alguma coisa haver com porte de arma, o clube é regido e fiscalizado pelo exército, e porte de arma só é dado pela Polícia Federal.

As armas que os atiradores possuem, não tem porte, porém possuem outro documento chamado de Guia de Tráfego-GT, que é o documento que autoriza o tráfego de produtos controlados no que compreende o embarque, trânsito, desembaraço, desembarque e entrega dentro dos limites, prazos e finalidades especificados no documento.

Para os Atiradores Desportivos autoriza o transporte do armamento e munição para clube de tiros com a finalidade de treinamento e/ou competições.

CR e Participações

O CR é o primeiro passo de tudo para o atirador, com ele é possível participar das provas, comprar armamento, insumos e equipamento de recarga. Porém, é necessário entender que, uma vez registrado no exército, existem deveres e obrigações, o esporte não é só lazer ou hobby, é disciplinar, organizado e tem seus critérios. Um deles é ter uma determinada habitualidade, que são as práticas de recreação, para que continue com seu CR ativo e possa exercer o esporte; e o próprio exército, como já mencionado, faz a fiscalização e monitoramento de suas atividades. Por isso, o atirador iniciante filiado ao clube (nível 1), precisa ter 08 (oito) participações mínimas no período de 12 meses, sendo provas e treinamentos.

Quem pode se filiar?

Para se filiar, o candidato precisa preencher os requisitos básicos como ter idade mínima de 21 anos; preencher o formulário de filiação; apresentar cópias dos seguintes documentos: RG e CPF, CNH, Título de eleitor, e Comprovante de Residência; e comprovação de idoneidade, apresentando as certidões negativas de antecedentes criminais. O associado pode ter suas conjugues e filhos como dependentes (obs. menores de 18 anos podem ter CR, mas precisam de autorização dos pais/responsáveis além de autorização judicial).

“Mais que um clube esportivo, buscamos também a união, amizade e sucesso, para juntos formarmos uma família”